segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Novos assuntos...

Eu já falei de tantos assuntos aqui....rs
E agora tem mais,
Algumas pessoas vieram me sugerir que eu falasse de forma mais detalhada sobre minha mudança de hábitos alimentares.
É mais que isso e senta que lá vem a história.
Em 2015 muitas coisas aconteceram em minha vida, de forma que minha saúde restou bastante prejudicada. Eu me submeti a uma cirurgia para retirada da minha vesícula em novembro, o que por si só já alterou muito do meu processo digestivo.
Porém, no início de 2016 procurei um especialista para verificar um aumento da minha glândula tireóide, que foi conselho do meu cardiologista querido, que viu nódulos durante um exame da carótida.
O médico me solicitou diversos exames e concluiu que sou portadora de auto-imunidade.
O quê?
Sim, auto-imunidade.
É uma condição relativamente rara em que o sistema imunológico ataca células saudáveis. A ciência explica que nossos anticorpos tem uma "memória" e uma vez que produz defesa contra algo, produzirá para sempre. Meu sangue está cheio desses anticorpos e eles atacaram a minha glândula tireóide.
Depois dessa pequena introdução, o médico me disse que diversas doenças são auto-imunes, como Lúpus, Vitiligo e a Doença Celíaca. No meu caso, tenho uma chamada Tiroidite de Hashimoto.
Ele, atenciosamente, me encaminhou para outros profissionais, para que eu possa ter um acompanhamento o mais completo possível e controlar os sintomas da doença.
Estou tomando remédios específicos mas quero focar na mudança de hábitos alimentares.
Não é uma mudança simples, é uma proposta bastante complexa.
Não existem tantos estudos divulgados no Brasil e o tratamento para a doença é basicamente feito por medicação, porém, em outros locais do mundo, pesquisadores já fizeram grandes evoluções e a proposta é uma mudança alimentar radical, excluindo da dieta o glúten e  os laticínios em geral (aqui é importante explicar que a lactose é o açúcar do leite de vaca, mas também tem a caseína, que é a proteína do leite, e no caso a restrição é tanto para lactose quanto para caseína).
Minha nutricionista me fez a proposta e eu aceitei, ciente do desafio e também com uma pasta cheia de material de leitura que ela gentilmente me cedeu.
Vejo que foi uma grande decisão pois implicou em mudanças na minha vida que eu não esperava.
Pretendo relatar aqui algumas coisas sobre a alimentação com restrição, ótimas dicas de culinária, aspectos psicológicos e também algumas coisas sobre o veganismo, do qual tenho me aproximado muito.
Já aviso que não sou da área e não tenho intenção de diagnosticar ninguém, nem sugerir nada pra ninguém, apenas relatar o que estou vivendo e ocasionalmente divulgar meus links de fontes de informação relativas ao tema.
Agradeço desde já o apoio e interesse de vocês!
Por hoje é só!


Um comentário:

  1. Vou acompanhar tudo, tenho muito interesse por esse tema e agradeço por compartilhar.

    ResponderExcluir