terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Alimentação saudável

Oi pessoal!
Vamos falar sobre alimentação.
Eu sempre tive boas referências através da minha mãe, que embora não tenha formação na área, tem um grande conhecimento sobre alimentação.
Ela nos ensinou a comer corretamente e claro que ninguém quis aprender desde muito novos, então incluir produtos naturais não foi nenhum mistério ou sacrifício. Eu já até conhecia as lojinhas de produtos naturais da minha cidade.
Ter uma alimentação saudável dá mais trabalho e dependendo da região onde você mora, pode sim ser mais cara, mas o benefício é sua vida, e acredito que a nossa vida sempre vale a pena.
Mas afinal, o que é alimentação saudável?
Segundo conceitos da área da nutrição, a alimentação saudável é aquela que fornece os nutrientes necessários para que nosso organismo funcione da maneira adequada e equilibrada. Equilíbrio é uma palavra recorrente nesse assunto.
Se vocês pararem alguns minutos para pesquisar esse tema, ficarão surpresas com a quantidade de informações controversas que existem sobre alimentação. Quer um exemplo: aquela pirâmide-guia da alimentação saudável foi "alterada" recentemente.

Mais um exemplo: a soja! ela passou de mocinha a vilã em alguns anos de pesquisas.
Assim, é difícil entender qual é a alimentação mais adequada e saudável e muito fácil questionar minhas escolhas.
Gosto de partir da idéia de que quanto mais naturais os alimentos, isso quer dizer, quanto menos eles forem submetidos a processos industriais, melhores serão.
Minha nutricionista também gosta dessa abordagem. Ótimo.
A adaptação da alimentação pode ser um processo prazeroso. Posso dar uma dica?
Esqueça os sucos artificiais e os refrigerantes. Já há 4 anos eu e meu marido decidimos abandonar os sucos artificiais e não nos arrependemos. Inclusive ficamos muito sem graça quando nos oferecem esses sucos que são simplesmente horríveis. Acredite, depois que seu paladar conhece o real sabor das frutas, o sabor artificial é medonho.
Esse pra mim é o primeiro passo. FRUTAS. se não consegue comê-las, sucos.
Atenção ao açúcar: não precisa adoçar os sucos. No começo pode ser estranho, estamos acostumados a muito açúcar. Se você faz questão, experimente o açúcar mascavo. Ele custa até 5 vezes mais caro mas é mais saudável. Vá diminuindo cada vez mais o açúcar. Você não precisa dele, nem eu, nem ninguém!
Indico esse artigo que falar sobre o açúcar! Boa leitura
Um beijo e ate a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário